VALEC constitui comissão para rever tabelas salariais de empregados ativos oriundos da extinta RFFSA.

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Aposentado monta ferrovia no quintal de casa.

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Pauta de reivindicações da FNTF

Caro Amigo:

De ordem do Presidente da FNTF, Ministro Hélio Regato, estamos encaminhando em anexo a Pauta de reivindicações da FNTF com vistas à celebração de Acordo Coletivo de Trabalho junto à VALEC, referente a Data Base Maio/2014, aos empregados lotados em Quadro especial da extinta RFFSA/FEPASA/VFRGS.

Fineza dar a mais ampla divulgação aos ferroviários compreendidos.

Abraços.

Alvaro Sanches.
Secretário geral FNTF.

Clique aqui e veja a pauta


Dia 04 de maio foi realizado primeiro teste operacional da locomotiva a vapor Texas

Pessoal,

No último domingo, dia 4 de maio de 2014, foi realizado o primeiro teste operacional da locomotiva a vapor Texas 2-10-4 EFTC construída em escala 1:10 pelo José Leonel. Depois de anos de pesquisa e trabalho duro, confeccionando artesanalmente cada peça (apenas o serviço de fundição foi terceirizado, mas usando os modelos feitos por ele), e contanto com a orientação do Mestre Arnaldo Bottan, finalmente a locomotiva estreou na FerrLeo, a mini-ferrovia construída pelo Leonel na Praça da Paz, aqui em Ribeirão Preto.

O Leo começou a sonhar com essa locomotiva entre 2008 e 2009, e em 2010 ele foi para Tubarão para fotografar e medir a locomotiva original para iniciar esse projeto. No mesmo ano as primeiras peças começaram a ser produzidas.

Me lembro do desenho já em escala 1:10 colado na parede, do modelo em madeira que seria usado para fundir as rodas, depois as rodas fundidas, os cilindros, os feixes de mola, o longeirão, etc., e a locomotiva foi tomando forma, depois veio a caldeira, toda em aço inóx, o conjunto foi sendo montado e testado no ar-comprimido. Em uma das visitas, junto com a Daiane, o Leo retirou o apito, já montado na caldeira, e deu a ela como presente (nem preciso dizer que a Dª. Onça guarda a sete chaves, rsrsrsrsrs).

A preocupação do Leo sempre foi manter o máximo de fidelidade possível no modelo, tanto que toda a parte mecânica é funcional e segue fielmente o original. Toda a suspensão da locomotiva é integrada e funcional, como a real, o comando de marchas é acionado por pistão a vapor, enfim, tudo funciona como na locomotiva real. As adaptações estão principalmente no projeto da caldeira e contaram com a valiosa experiência do Bottan.

Depois de pequenos testes com vapor, ela agora está rodando. Só falta a pintura, mas mesmo sem ela não tem como não admirar a beleza da locomotiva e o bom trabalho feito pelo Leo. Conhecendo bem o Leo, agora que a Texas virou realidade, certamente ele partirá para outro desafio. E que venham mais vaporosas!

Para os que não conhecem a FerrLeo, ela é uma mini-ferrovia com três estações, rotunda, pontes e pontilhões, PNs e 800 metros de via permanente, construída na Praça da Paz, Bairro Lagoinha em Ribeirão Preto – SP, e funciona todos os domingos das 8:00h às 13:00h. Além da Texas, o parque de tração conta com duas G12 Mogiana fase 1, uma G12 FerrLeo, uma GL8 Mogiana fase 2, duas U20 e duas DDM FerrLeo, e também vagões diversos, como prancha, gaiola, box, tanque, etc.

Seguem o link para o vídeo do teste e o e-mail para contato do Leo:

vídeo: http://youtu.be/jDpDBFqVhjI
José Leonel: leonelferrleo@gmail.com

Abraços,
Denis


Conheça o Trem para Versalhes

Tren a Versalles