por Portal Brasil
Publicado: 02/06/2014 14:55
Última modificação: 02/06/2014 14:55
Especialistas em ferrovias dos Estados Unidos, Espanha e Austrália e técnicos do governo brasileiro se reuniram para debater sobre diversas experiências internacionais do transporte ferroviário de cargas.
O encontro aconteceu entre os dias 28 e 30 de maio e contou com a participação do gerente de serviços logísticos da EPL (Empresa de Planejamento e Logística), Fábio Barbosa, que ressaltou a grande participação dos técnicos do governo. “Foram discutidas muitas ideias, mas há necessidade de se conversar ainda mais”, afirmou.
No seminário, modelos de países como México, Estados Unidos, Canadá, Austrália e da União Europeia foram apresentados e debatidos, o que na visão de Fábio Barbosa contribui muito para a criação de um parâmetro que se encaixe nas necessidades do Brasil. “Vamos fazer uma avaliação dos modelos e analisar as características de outros países, assim será possível construir um modelo novo, específico para o Brasil”, explica.
Os estudos para a regulamentação do novo modelo começaram em fevereiro por meio de um acordo de cooperação entre a EPL e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD via Ineco Engenharia e Consultoria do Transporte e são acompanhados pela Agência Nacional dos Transportes Terrestre (ANTT), Ministério dos Transportes e Valec Engenharia Construções e Ferrovias S/A.
A expectativa é de que sejam realizados outros seminários na esfera governamental para que seja concluída a proposta de implementação do modelo de exploração que será levado à discussão pública.