Momento em que Almir Gaspar, presidente da Associação dos Engenheiros da EFL, recebe de Waldemar Pires Ribeiro a doação do histórico quadro.
Reportagem de Fernando Abelha
Em seleto e descontraído ambiente de confraternização, na tarde desta segunda-feira, ocorreu almoço mensal da Associação de Engenheiros da Estrada de Ferro Leopoldina – AEEFL ocasião que o sócio Ivan Nascimento – Ivanzinho – foi homenageado por seu aniversário e Waldemar Pires Ribeiro fez doação a AEEFL, através de seu presidente Almir Gaspar, de verdadeira relíquia. Um quadro montado artesanalmente, em madeira de pinho de Riga, originário das Oficinas de Bicas (MG), com a inserção de placa da locomotiva vaporenta 231 da The Leopldina Railwy.
Foram vários os pronunciamentos ocasião em que o presidente da Associação dos Aposentados da RFFSA – AARFFSA, Manoel Geraldo Costa, informou aos ferroviários que, dia 13 próximo estará em Brasília, no Gabinete do senador Paulo Paim, quando com o apoio da assessoria técnica do Parlamentar será redigido Projeto de Lei voltado a atender os interesses dos ferroviários aposentados e pensionistas da extinta RFFSA.
Falou nos esforços para conseguir o reconhecimento das perdas salariais consagradas através da Comissão Paritária VALEC x FNTF em 2014. Disse, também, que o Projeto de Lei estará voltado para que, em momento oportuno, seja modificado o artigo 27, da Lei 11.483 de 31 de maio de 2007, possibilitando, assim, que o reajustamento dos vencimentos dos ferroviários se faça a cada ano pelos índices da correção do INSS. Ressaltou que hoje a categoria se vê prejudicada com significativas perdas salariais em seus vencimentos. Disse, também, que procurará manter contato com a deputada Laura Carneiro para inteirar-se do andamento do seu compromisso em interceder junto ao Ministério dos Transportes e Ministério de Gestão para corrigir o desequilíbrio salarial dos ferroviários e pensionistas da extinta RFFSA.
Por sua vez, Waldemar Ribeiro, em emocionante alocução, referiu-se aos primórdios de sua vida profissional, quando chefiara a Oficina de Praia Formosa, RJ, e recebeu de Rui Meireles, chefe da oficina de Bicas, MG, o quadro montagem que acabara de doar a AEEFL. Disse que a peça de arte lhe fora conferida em agradecimento ao apoio que Rui Meireles recebia da Oficina de Praia Formosa, através de sua pessoa.
Em tom, ainda, emocionado Waldemar Ribeiro, referindo-se ao seu colega Rui Meireles, ressaltou a grandeza do ato de agradecer, pouco exercido pelos seres humanos. Disse aproveitar a ocasião para demonstrar seu afeto a Almir Gaspar e a Geraldo Augusto Fross de Miranda, engenheiros que acreditaram nele e com quem trabalhou. Ao assumir cargos de gerência obteve sempre deles a indispensável orientação e ajuda profissional, quando no exercício de seus desempenhos.
Em rápida retrospectiva Waldemar Ribeiro, hoje aposentado, disse ter iniciado sua carreira na ferrovia como estagiário de Engenharia Mecânica na EF Leopoldina, na segunda metade do século passado e exerceu várias funções gerenciais e de assessoramento.
Este é o cara:
Waldemar Pires Ribeiro
,- Chefe do Setor Movimento do Departamento de Transporte;
– Chefe do 1º, Distrito de Transporte (Subúrbios do RJ passageiro e cargas)
– Chefe da Unidade de Pátios e Terminais;
– Assessor da Superintendência Geral de Transportes da RFFSA;
– Chefe das áreas abrangidas da Região Nordeste do Centro de Gerenciamento Operacional na Adm. Geral;
– Coordenador de Novos Negócios da Região Nordeste;
– Assessor do Diretor de Pessoal da AG;
– Diretor Executivo do INMETRO;
– Superintendente Regional de Campos;
– Conselheiro do CREA RJ;
– Presidente da AEEFL;
– Vice-Presidente da AEAG;
– Conselheiro da AENFER.
Após o flagrante fotográfico Manoel Geraldo de pé, deu informações sobre sua viagem à Brasília no próximo dia 13.
fonte: ferroviavezevoz.com