Em 17 de março de 1949, reuniu-se na sala 56 do 3º andar do Edifício Barão de Mauá, os engenheiros: Alcides Lins, Ormando Borges de Guiar, Geoffrey Leonard Thornton, Eduardo dos Reis Brandão Pirajá, Samuel Andrade, Edilberto Bandeira Braga, João Amaral de Aguiar, Ernesto de Morais Cohn Junior, Lauro Ribeiro, Antonio Balestrero, Edmundo Lins Junior, Carlos Couto, Bruno Negri, Murilo Pessoa, David Lerner, Oscar Leite de Almeida, Almir Brandão Maciel, Reidar Ursin Knudsen e Guilherme Eduardo Pessina. A reunião tinha como objetivo constituir uma associação que atendesse os anseios dos engenheiros e técnicos de engenharia da Estrada de Ferro Leopoldina. A proposta foi encaminhada pelo Engenheiro Almir Brandão Maciel, que foi aprovada por unanimidade pelos presentes. A seguir, foi constituída uma comissão composta pelos engenheiros Geoffrey Leonard Thornton, Almir Brandão Maciel e Edmundo dos Reis Brandão Pirajá, com a finalidade de elaborar o Estatuto Social da Associação.

Assim, em 11 de abril de 1949 foi fundada a Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Leopoldina, e seu primeiro Conselho Diretor eleito é empossado conforme descrito a seguir: Presidente: Almir Brandão Maciel; Vice-Presidente; José Ferreira Monteiro de Castro; 1º Secretário: Guilherme Eduardo Pessina; 2º Secretário: Edmundo dos Reis Brandão Pirajá e Tesoureiro: Antonio Balestrero.

Como primeira e importante ação do Conselho Diretor, merece destaque a inclusão dos engenheiros da Estrada de Ferro Leopoldina na tabela salarial organizada pelo então Ministério do Trabalho. Inicialmente, a classe não tinha sido beneficiada e a questão foi solucionada com a ida de uma comissão formada pelos engenheiros Antonio Balestero, Ernesto de Morais Cohn Junior e Guilherme Eduardo Pessina, ao Ministério, que acolheu a solicitação da comissão, corrigindo a injustiça que se avizinhava.

As reuniões eram realizadas nos 1os e 3os sábados de cada mês, após o término do expediente da empresa, que, à época, trabalhava naquele dia da semana, no período de 08:00 hs às 12:00hs. Após, passou-se a realizar-se às segundas feiras. Organizou-se também mutirões visando a formação de biblioteca e aquisição de Revistas Técnicas. O Engenheiro Pessina ficou encarregado de apresentar propostas de distintivos e flâmulas alusivas à associação. A Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Leopoldina formulou várias propostas com vistas a melhorar os honorários e os horários de trabalhos dos engenheiros, obtendo sucesso em várias delas.

Houve um auxilio financeiro de CR$ 10.000,00 (dez mil cruzeiros) da administração da Estrada de Ferro Leopoldina à AEEFL.

Em 20 de julho de 1949 foi concedido o título de Presidente Honorário da associação, ao Diretor da AEFL Eng° Jose Carlos de Moraes Sarnento.

A Associação era constantemente instada a sugerir nomes para ocupar cargos na ferrovia. Neste contexto, em 29/07/1949 foi realizada uma Assembléia Geral para sugerir nomes ao Administrador Geral da EFL, para preenchimento de cargos em toda a empresa.

Em 30/04/1949 filia-se a Associação Brasileira de Engenheiros.

Desde a sua fundação, até hoje, a associação tem como foco principal o atendimento ao associado. Para tal tem participado de todos os movimentos reivindicatórios em prol da classe, assim como, tem promovido eventos técnicos e sociais visando o congraçamento, o aperfeiçoamento técnico e a união da categoria. Disponibiliza, também, 04 (quatro) imóveis de lazer aos seus associados.

Atualmente, o Conselho Diretor reúne-se, mensalmente, ás terceiras quintas feiras do mês, oportunidade em que é promovido o almoço comemorativo dos aniversariantes do mês.